{Resenha} Inverno de Cinzas

16:21


Como eu contei no post sobre o Outono de Sonhos, na época em que o Curtindo uma História ainda estava no ar, eu conheci a linda série Foi assim que te amei escrita pela fofa Adriana Brazil. Inverno de Cinzas é o segundo volume dessa linda história, que eu tive o prazer de ler e contar um pouquinho ainda no antigo blog. E para que essa e outras resenhas não fosse perdida com a minha mudança de ares aqui para o Quantos Encantos, resolvi transcrevê-las aqui. Então, vamos lá!

No segundo livro da série “Foi Assim que te Amei”, Inverno de cinzas, Helen depara-se com o momento mais crítico da sua vida. Nada diferente do forte inverno que está sobre o país naquele ano. Tristeza, solidão, ressentimento, lágrimas e dor, sopram as folhas deixadas pelo Outono de sonhos que Helen viveu, trazendo o frio da estação ao seu interior. O cinza que cobre seus dias a leva para uma profunda depressão. Ela encontra nos amigos, na família e na fé a força para continuar. Ela desabafa seus sentimentos na sua agenda, como um inverno sem cores, onde tudo ao seu redor, está completamente frio, cinza e sem vida.

Depois de ler o primeiro livro da série, Outono de Sonhos (você pode conferir a resenha aqui), fiquei tão encantada com a linda e deliciosa história vivida por Helen, Andrew e seus amigos, que mal me aguentei de curiosidade para ler a continuação do enredo da autora Adriana Brazil. Infelizmente, tive que esperar um bom tempo para conseguir o meu exemplar de Inverno de Cinzas¸ o que me deixou ainda mais ansiosa. Tal sensação teve um grande reflexo quando finalmente pude colocar minhas mãos no meu novo bebê. Não consegui parar de lê-lo!! Se não fosse pelo relógio marcando que já estava tarde da noite, teria terminado a leitura no mesmo dia em que a iniciei. Mas tudo bem, sendo assim, cheguei à página final no dia seguinte, haha.

Neste volume, minha protagonista preferida, Helen Castilho, passa por situações um tanto complicadas, levando-a a questionar tudo em sua vida. Depois de começar o relacionamento de seus sonhos com o fofíssimo e apaixonante Andrew Gamberini e viver momentos incríveis ao seu lado, as coisas começam a ficar conturbadas. Uma alteração no quadro do jovem promete causar mudanças drásticas na vida dos pombinhos. Pega de surpresa com as novidades, Helen fica transtornada e não sabe o que será de si daquele momento em diante. Com todo o sofrimento que sente dentro de seu interior, a pequena universitária perde as esperanças de que poderá ser feliz novamente, passando por um longo e doloroso inverno, mesmo após a chegada da estação da primavera. Seu refúgio se deu em sua agenda, onde escreveu os profundos sentimentos de sua alma, os quais podemos conhecer aos poucos. Confesso que algumas das atitudes tomadas pela garota devido ao ocorrido me fizeram sentir raiva e pensar “Porque você está fazendo isso, Helen??”, mas depois, me convencia que deveria perdoa-la.

Mas foi exatamente quando as coisas pareciam que iriam desmoronar, que voltam à ação os amigos mais fofos e atenciosos que já vi. Alan e Richard (*-*), os inseparáveis “irmãos” de Andrew que conhecemos no outono, estão ainda mais presentes no enredo e fazem de tudo para cuidar de Helen, estendendo-lhe a mão amiga de que tanto precisava. Sarah e Evelyn não ficaram para trás. As fiéis companheiras também se mantiveram ao lado da protagonista, amparando-a e sempre tentando levantar seu astral da forma que só verdadeiros amigos são capazes de fazer. Álex, com quem Helen tinha um relacionamento conturbado, volta para fazer parte de sua vida de um novo ponto de vista. Sendo assim, nenhum personagem secundário que nos foi apresentado no primeiro volume é deixado de lado agora.

Um dos pontos mais lindos do enredo ocorre com a revelação do prosseguimento e finalização da linda história de “O Príncipe e a Plebeia”, o projeto publicado na revista da faculdade iniciado por Andrew e desenvolvido por Helen. Momento pelo qual eu aguardava ansiosamente e que não deixou nada a desejar.

Adriana Brazil mais uma vez nos surpreende com uma história emocionante, delicada, cheia de surpresas e reviravoltas. A estação mais fria do ano vem para nos fazer sentir na pele todos os dramas de Helen. A narrativa intensa e envolvente nos leva para Florianópolis, onde vivenciamos cada momento. A amizade verdadeira, os valores humanos, o poder da fé e do amor estão presentes em Inverno de cinzas de tal forma que nos conduz a refletir sobre cada um dos temas. De uma forma tão simples, a autora nos faz sentir todas as emoções daquele que já viveu um grande amor.

Ainda mais do que em Outono de sonhos, é impossível chegar ao final sem viver um turbilhão de sensações, suspirar, sorrir e chorar. Cada detalhe fez com que eu me sentisse como parte da história mais uma vez. Novamente o recomendo como um dos melhores romances que já li. Àqueles que ainda não leram o primeiro volume, não percam mais tempo!!! Já garantam os dois de uma vez e deliciem-se com essas belíssimas obras!

Não sei dizer qual das duas capas me deixou mais encantada. Inverno de cinzas foi tão bem trabalhado! A imagem escolhida retrata lindamente a chegada da fria estação e torna o livro um exemplar para destaque na estante. Ao início de cada capítulo, um pequeno desenho dá charme e revela o carinho na diagramação. As páginas amareladas e o ótimo tamanho das letras dão ainda mais conforto na hora da leitura. Tudo muito bem feito e cuidado! Parabéns à autora e editora, mais uma vez!






Não deixem de visitar o site e blog da autora, curtir a página no facebook, lá você encontra novidade e quotes imperdíveis de Foi assim que te amei, e se ficou com gostinho de ler essas lindas histórias, adicione Outono de sonhos e Inverno de cinzas à sua estante no skoob.


Um super beijo,

Lory Otoni.

Você pode curtir também

2 comentários

  1. Ai meu Deus... estou aqui com os olhos emaranhados, Lolo! Procurando as letras no teclado do computador! Meu Deus, que lindo...
    primeiro as fotos, que fotos! Que coisa mais gostosa de olhar! Quanto carinho, me emocionei!
    E a resenha?! Nossa, que perfeita as descrições, a lembrança dos personagens, tudo, tudo...
    encantada...
    Vou ler de novo!!!
    Fico muito feliz, muito mesmo por ter gostado tanto!!!
    Beijos beijos e beijos, espero te ver em BH em breve!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, adorei passar aqui e ler uma resenha do livro da escritora Adriana Brazil. Tive a oportunidade de ler o primeiro da série, ainda não adquiri o segundo, apesar das maravilhosas promoções que já surgiram. Mas é pq eu estou passando uma temporada nos Andes peruanos para escrever meu segundo livro. Assim que retornar ao Brasil( sem data definida) talvez adquiro o livro para me deliciar como vc! Belíssimas palavras na sua resenha. Beijinhos no coração
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir